sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Uma questão de Escolha!

Há algumas décadas, falávamos de um Brasil cheio de rusgas, de cara feia, moribundo e escondido no chamado Terceiro Mundo. A escola pública não nos preparava para mais que atender mesas ou telefones. Não havia grandes sonhos e poucos entre nós tiveram a chance de concluir o, então, segundo grau e prosseguir estudando. O futuro parecia desolador, monótono e extremamente frustrante. Ainda assim, sempre houve quem se destacasse.

Internet, ipod, ipad, notebook, orkut... Faculdades oferecendo bolsas por cotas, bolsas por colocação em provas, cursos gratuitos, empréstimos para profissionais informais. Pré-sal, mercosul, g12...Nunca a informação esteve tão ao alcance da população.
Quem nunca viu a imagem de um grande e forte elefante, preso unicamente a uma cordinha amarrada a uma estaca minúscula? Pois é como muitas pessoas reagem. Apesar de tudo estar muito mais ao seu favor, ao seu alcance, a mentalidade está acostumada àquilo que fora ensinado há tanto tempo.
Você já se perguntou se ainda é refém daquela cordinha? Pense nisto, a palavra da vez é Possibilidade. Estamos em um pais repleto de possibilidades para quem quer realização profissional e pessoal. Basta arriscar-se, ir além, sair do comum e buscar a informação certa. Você sabia que mais de 75% de nosso PIB (produto interno bruto) vem das micro e pequenas empresas? E que estas também são responsáveis pelo maior numero de vagas de trabalho?
Não importa muito se vai abrir seu próprio negócio ou buscar uma promoção, o que vale é unir prazer e retorno financeiro e para isto, querido leitor, só mesmo a paixão tem o caminho.Ouse apaixonar-se por seu meio, seu nicho. Sonhe... Sonhe alto e alce o vôo necessário, porque no final, sempre vale a pena. Ninguém está firulando com a verdade: objetivos são duros de alcançar, metas foram feitas para serem buscadas, é necessário, empenho em conhecer mais sobre o assunto, engajar-se, dedicação. Mas, o que você vai receber está além das cédulas.
Não se preocupe se as pessoas acharem que sua ousadia se aproxima da loucura, a história está cheia dos “loucos realizadores de sonhos”: Se Bill Gates, considerasse isso, não se tornaria empresário aos 17 anos e no futuro, o homem mais rico do mundo.. E imagine Soichiro Honda, andando com sua bicicletinha com motor acoplado, deve ter sido tão apontado e pode supor o que ele ganhou com isso? Se Noé questionasse o que deveria fazer, não haveria a arca e não estaríamos aqui falando sobre isto.
Há corporações prontas a apoiar seu sucesso, entidades sérias voltadas para seu crescimento como Sebrae, Ongs, Faculdades, enfim, a sorte está lançada, pegue-a. Valorize seus sonhos, suas idéias. Só se tem uma vida, não passe por ela sem ao menos, tentar realizar tudo aquilo que seu potencial o capacita. Ou você pode continuar acomodado com a cordinha em seus tornozelos. É apenas uma questão de escolha. Sucesso!

O prêmio esconde-se na largada!


A história está repleta de relatos de pessoas ousadas, que desbravam medos e mitos, grandes desafios, vencedores! Que não temeram críticas, nem apontamentos. Que não se fiaram na opinião alheia para alcançarem seus objetivos. E vivas a eles por suas merecidas conquistas! As pessoas têm me perguntado muito sobre como ter a ousadia de começar. Bom ousadia não brota da terra, como uma semente nela lançada. Não existem palavras mágicas de autoconfiança do tipo SOU LINDA, SOU JOVEM, SOU VENCEDORA kkk. Ai,ai, seria diminuir demais nossa capacidade intelectual. Porque, se por um lado, é necessário que acreditemos, de fato, em nossa capacidade e inteligência , por outro é indispensável que tenhamos consciência , uma visão geral daquilo que buscamos. É a mente do sonhador com os pés do trabalhador. Nenhum general vai à uma guerra sem um plano de ataque, vai? Com certeza, não passa horas imaginando que linda vitória terá e quantas condecorações irá receber. Ele vai preparar seus soldados, conhecer seu inimigo, traçar um plano. Um atleta se prepara meses, anos até para uma simples corrida! Ele descobre suas fraquezas e trabalha-as até contorna-las o bastante para tornar-se competitivo. Dia após dia, exercícios, treinos, porque sua meta exige isto. E é isto que dá à ousadia seu verdadeiro significado. Não, não podemos nem devemos ficar prostrados e frustrados imaginando o que teria sido a vida se tivéssemos acreditado mais em nós e buscado nossos sonhos. E não, não devemos nem podemos imaginar que todas as portas se abrirão por si, para que simplesmente passemos por elas. Olhe para si. O que vê? Vê que tem garra, vontade e perseverança? Porque não há caminhos de pedras, mas, em compensação, absolutamente nada irá deixa-lo tão realizado quanto vivenciar algum sonho. Planeje, prepare-se, conheça quem são seus concorrentes, descubra em você meios de sobrepujar os pontos fortes deles. Reflita sobre sua confiança e lembre: os grandes loucos da história, foram também os que mais realizaram grandes feitos. Porque ser visionário tem um preço, mas, tem também uma grande recompensa. Não desista, apenas reflita. Ganhe tempo com caneta, papel, seu sonho e como torna-lo real. Nada é impossível, inatingível, inalcançável... Você só precisa saber qual melhor estratégia utilizar e estar disposto a galgar todos os degraus que levam ao que deseja. Uma vez que sabe o que quer realmente, já está um passo menos distante daquilo. Capitães, generais, atletas, vencedores...todos tinham planos e, planos às vezes, falham. Planejar-se não vai lhe garantir a certeza de que tudo será como imaginou, mas, facilitará muito seu caminho até a chegada. E, não importa quantos arranhões tenhamos em nós, a linha de chegada vale cada um deles.

Motivação certa: este é o segredo!


Não poucas pessoas são facilmente rotuladas por sua falta de persistência na realização de um Projeto. Em geral, são consideradas descompromissadas, sejam lá quais forem os argumentos que apresentarem em sua defesa. Você já começou alguma coisa e deixou pela metade? Já ficou empolgadíssimo com alguma coisa e, de repente, no meio do caminho, perdeu o interesse por aquilo? Para profissionais de qualquer natureza isto é péssimo! Afinal, quando um cliente contrata um produto ou serviço, quer vê-lo terminado. Ninguém procura um profissional que vá lhe dizer "Olha, tudo bem, aceito cinqüenta por cento do pagamento, porque não errou muito a fim de terminá-lo!". Prestação de serviços, sobretudo, é solução de problemas e, neste exemplo, não nos parece que o cliente não só não resolveu um como conseguiu outro? Pois bem.... E por que isto acontece? Por que profissionais bem intencionados acabam engrossando as fileiras de descompromissados e picaretas, sem que, de fato o seja? A resposta é tão simples, que chega a parecer absurda: Você se apaixonou. Não, não pare de ler o artigo, vá até o final, não é nada absurdo isto: Você olhou pra o Projeto, gostou de muitas (e não todas) coisas nele, sentiu-se capaz de executá-lo (corresponder) e entregou-se à paixão...
E paixão, ora veja, nos deixa leves, rindo à toa, vendo flores brotar em um verdadeiro deserto... Endorfina, adrenalina, tudo se misturando dentro de você, causando aquela euforia maravilhosa que nos motiva até a voar, se possível for... A grande questão é que quando o êxtase passa, a realidade começa a bater na porta. E i, passa-se a reavaliar aquilo que foi objeto de dedicação. Será que vale todo este empenho? Estou sendo bem remunerado ou abracei mais rápido do que o tempo que levei com caneta, papel e minha calculadora? Qual benefício ao meu portfólio ele me trará? Veja, como nas paixões avassaladoras, ficamos embevecidos no primeiro momento e racionais, lá na frente, quando já apostamos muitas vezes, alto demais. E é aí que tanta gente se sente tão desestimulada, que quer mesmo fugir do que assumiu fazer sob os mais diferentes argumentos.
Então, qual o segredo? Primeiro cuidado com as paixões: elas só representam o saciar de ansiedades imediatas. Segundo, pense, repense, leia e releia seus Projetos. Rever tudo com cautela, seja no âmbito pessoal ou profissional, vai garantir que saiba exatamente o que está fazendo quando der o primeiro passo.
E se este passo acontecer, afinal, fique tranquilo para uma caminhada serena, consciente e que vai levá-lo até o final. Porque você deu-se o direito de querer ou não fazer aquilo, de conhecer os detalhes e saber se tinham um conteúdo que ou satisfizesse... Isto é amar e sob qualquer ótica, a serenidade do amor pode não ser tão excitante quanto os calores das paixões rs, mas, com certeza, são mais garantidos.
Motivação correta: este é o segredo! E o que nos motiva mais que um amor de verdade? Rs. Sucesso para você!!!

E com vocês.... o palestrante!


Olhos bem abertos para captarem qualquer movimento, ouvidos atentos afim de não perder a tão esperada "palavra mágica" que irá resolver todos os problemas. Quem vai à uma palestra busca por resultados, soluções. Quer respostas rápidas,em geral , para perguntas antigas. Mas, em meio a este mercado tão bem explorado, rs, encontramos todo tipo de individuo.
Existem aqueles que dizem Olá e a partir daí são tão diretos e tão rápidos e as palavras saem quase que automaticamente. E ai nos perguntamos como não engasga com a própria língua (?).
Há os mais tímidos, que falam baixo demais, mas, eu quero dizer demais mesmo. E nos obrigamos a esticar o pescoço ( o que nos dá um torcicolo de brinde!), virar tanto a cabeça que um pouco mais e nos lembraria uma cena de O Exorcista, tentando discernir as palavras.
E quem nunca viu aquele que tem assunto que não acaba? É como se ele dissesse "o microfone é meu e ninguém toma". Fala disto e daquilo e nem sempre isso e aquilo tem a ver com conteudo real da palestra. Em eral, são suas experiências pessoais. Como se nos exibisse suas medalhas, suas condecorações.
Ou os doutores da insônia. São tão lentos, metódicos que acabam fazendo muito marmanjo babar sobre as apostilas. Quem sabe aquele hilário, hein? Este é legal! Você já assistiu a uma palestra em que riu tanto que saiu com a deliciosa sensação de dor de estômago? Chorou até? E teve que fazer um esforço enorme para não soltar uma gargalhada daquelas! Ai, ai...esses ai são divertidos demais. Mas, do que eles falaram mesmo?
Perguntaram-me " Como ser um bom Palestrante?" E preferi discorrer sobre o que não fazer é muito mais fácil., Porque o tipo de palestra que vai apresentar tem ligação direta com o tipo de pessoa que é. Podem ser rápidas? Podem. Podem ser divertidas? Podem! Podem ter momentos de uma e outra coisa, de sagacidade e quietude rs, como tudo no mundo, tem dois lados que se completam.
O que não pode jamais acontecer, é o participante sair dalí certo de que perdeu horas preciosas. Não pode acontecer alguém cair da cadeira no meio daquele cochilo. Não pode acontecer você ser o centro. O tema é o centro! As pessoas estão ali para falarem sobre ele! Então, não tem nada demais que façam perguntas, que experimentem sentir-se parte daquilo.
Quer em reuniões, quer em palestras, seja onde for em que uma platéia, independente de seu número, estiver prestando toda sua atenção à você, o mais importante é saber é o quanto acredita no tema. Depois disto, e em caso positivo, fica fácil. É só saber que você é você mesmo e ninguém muda isso. Nem criticas, nem méritos. Segurança muda o quadro.
Então, escolha o tema certo, prepare-se para seu público, conheça-o o máximo possível e anime-se, empolgue-se com aquilo que vai apresentar . estar motivado é o bastante para motivar muita gente. E, como diz o jargão "Vá lá e conquiste o mundo com seu otimismo!"