sexta-feira, 18 de novembro de 2011

E com vocês.... o palestrante!


Olhos bem abertos para captarem qualquer movimento, ouvidos atentos afim de não perder a tão esperada "palavra mágica" que irá resolver todos os problemas. Quem vai à uma palestra busca por resultados, soluções. Quer respostas rápidas,em geral , para perguntas antigas. Mas, em meio a este mercado tão bem explorado, rs, encontramos todo tipo de individuo.
Existem aqueles que dizem Olá e a partir daí são tão diretos e tão rápidos e as palavras saem quase que automaticamente. E ai nos perguntamos como não engasga com a própria língua (?).
Há os mais tímidos, que falam baixo demais, mas, eu quero dizer demais mesmo. E nos obrigamos a esticar o pescoço ( o que nos dá um torcicolo de brinde!), virar tanto a cabeça que um pouco mais e nos lembraria uma cena de O Exorcista, tentando discernir as palavras.
E quem nunca viu aquele que tem assunto que não acaba? É como se ele dissesse "o microfone é meu e ninguém toma". Fala disto e daquilo e nem sempre isso e aquilo tem a ver com conteudo real da palestra. Em eral, são suas experiências pessoais. Como se nos exibisse suas medalhas, suas condecorações.
Ou os doutores da insônia. São tão lentos, metódicos que acabam fazendo muito marmanjo babar sobre as apostilas. Quem sabe aquele hilário, hein? Este é legal! Você já assistiu a uma palestra em que riu tanto que saiu com a deliciosa sensação de dor de estômago? Chorou até? E teve que fazer um esforço enorme para não soltar uma gargalhada daquelas! Ai, ai...esses ai são divertidos demais. Mas, do que eles falaram mesmo?
Perguntaram-me " Como ser um bom Palestrante?" E preferi discorrer sobre o que não fazer é muito mais fácil., Porque o tipo de palestra que vai apresentar tem ligação direta com o tipo de pessoa que é. Podem ser rápidas? Podem. Podem ser divertidas? Podem! Podem ter momentos de uma e outra coisa, de sagacidade e quietude rs, como tudo no mundo, tem dois lados que se completam.
O que não pode jamais acontecer, é o participante sair dalí certo de que perdeu horas preciosas. Não pode acontecer alguém cair da cadeira no meio daquele cochilo. Não pode acontecer você ser o centro. O tema é o centro! As pessoas estão ali para falarem sobre ele! Então, não tem nada demais que façam perguntas, que experimentem sentir-se parte daquilo.
Quer em reuniões, quer em palestras, seja onde for em que uma platéia, independente de seu número, estiver prestando toda sua atenção à você, o mais importante é saber é o quanto acredita no tema. Depois disto, e em caso positivo, fica fácil. É só saber que você é você mesmo e ninguém muda isso. Nem criticas, nem méritos. Segurança muda o quadro.
Então, escolha o tema certo, prepare-se para seu público, conheça-o o máximo possível e anime-se, empolgue-se com aquilo que vai apresentar . estar motivado é o bastante para motivar muita gente. E, como diz o jargão "Vá lá e conquiste o mundo com seu otimismo!"

Nenhum comentário: