sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Motivação certa: este é o segredo!


Não poucas pessoas são facilmente rotuladas por sua falta de persistência na realização de um Projeto. Em geral, são consideradas descompromissadas, sejam lá quais forem os argumentos que apresentarem em sua defesa. Você já começou alguma coisa e deixou pela metade? Já ficou empolgadíssimo com alguma coisa e, de repente, no meio do caminho, perdeu o interesse por aquilo? Para profissionais de qualquer natureza isto é péssimo! Afinal, quando um cliente contrata um produto ou serviço, quer vê-lo terminado. Ninguém procura um profissional que vá lhe dizer "Olha, tudo bem, aceito cinqüenta por cento do pagamento, porque não errou muito a fim de terminá-lo!". Prestação de serviços, sobretudo, é solução de problemas e, neste exemplo, não nos parece que o cliente não só não resolveu um como conseguiu outro? Pois bem.... E por que isto acontece? Por que profissionais bem intencionados acabam engrossando as fileiras de descompromissados e picaretas, sem que, de fato o seja? A resposta é tão simples, que chega a parecer absurda: Você se apaixonou. Não, não pare de ler o artigo, vá até o final, não é nada absurdo isto: Você olhou pra o Projeto, gostou de muitas (e não todas) coisas nele, sentiu-se capaz de executá-lo (corresponder) e entregou-se à paixão...
E paixão, ora veja, nos deixa leves, rindo à toa, vendo flores brotar em um verdadeiro deserto... Endorfina, adrenalina, tudo se misturando dentro de você, causando aquela euforia maravilhosa que nos motiva até a voar, se possível for... A grande questão é que quando o êxtase passa, a realidade começa a bater na porta. E i, passa-se a reavaliar aquilo que foi objeto de dedicação. Será que vale todo este empenho? Estou sendo bem remunerado ou abracei mais rápido do que o tempo que levei com caneta, papel e minha calculadora? Qual benefício ao meu portfólio ele me trará? Veja, como nas paixões avassaladoras, ficamos embevecidos no primeiro momento e racionais, lá na frente, quando já apostamos muitas vezes, alto demais. E é aí que tanta gente se sente tão desestimulada, que quer mesmo fugir do que assumiu fazer sob os mais diferentes argumentos.
Então, qual o segredo? Primeiro cuidado com as paixões: elas só representam o saciar de ansiedades imediatas. Segundo, pense, repense, leia e releia seus Projetos. Rever tudo com cautela, seja no âmbito pessoal ou profissional, vai garantir que saiba exatamente o que está fazendo quando der o primeiro passo.
E se este passo acontecer, afinal, fique tranquilo para uma caminhada serena, consciente e que vai levá-lo até o final. Porque você deu-se o direito de querer ou não fazer aquilo, de conhecer os detalhes e saber se tinham um conteúdo que ou satisfizesse... Isto é amar e sob qualquer ótica, a serenidade do amor pode não ser tão excitante quanto os calores das paixões rs, mas, com certeza, são mais garantidos.
Motivação correta: este é o segredo! E o que nos motiva mais que um amor de verdade? Rs. Sucesso para você!!!

Nenhum comentário: